Circuito do Trabalho e Empreendedorismo retoma as atividades e cursos em três municípios do Amazonas

O projeto pretende alcançar cerca de 3 mil pessoas, de seis municípios amazonenses, oferecendo cursos gratuitos de empreendedorismo por meio do artesanato e cursos profissionalizantes.



O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), vai dar continuidade ao “Circuito do Trabalho e Empreendedorismo” em três municípios do estado, iniciado em dezembro de 2020 e suspenso devido à pandemia.


A iniciativa, que está prevista para retornar nas próximas semanas de maio, faz parte de uma parceria com o Instituto Numiá, através da emenda parlamentar dos deputados Sinésio Campos e Adjuto Afonso, com investimento para beneficiar seis cidades, visando o crescimento da geração de emprego e renda por meio de cursos profissionalizantes, capacitando pequenos empreendedores e qualificando cidadãos para o mercado de trabalho.


No total, serão ofertadas 1500 vagas para os seis cursos voltados para o artesanato lucrativo e empreendedorismo, dentre eles crochê, montagem de semente, bordado vagonite, modelagem em biscuit, costura fuxico e macramê, que serão direcionadas a Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Manaus, últimos municípios contemplados pelo projeto.


Os cursos, que acontecerão presencialmente, vão seguir todas as normas de segurança necessárias, garantindo a proteção dos alunos. O curso contará com dois módulos, onde os professores irão orientar na criação da arte, enquanto no segundo nível, serão apresentadas táticas de como empreender e gerar renda no futuro.


Para o presidente do Instituto NUMIÁ, Michael Souza, é importante que os alunos tenham compromisso com o projeto, pois essa capacitação é essencial para o crescimento profissional das pessoas que frequentarem as aulas.


Já para a titular da Setemp, Neila Azrak, a proposta do Circuito é abrir portas para que mais pessoas tenham acesso ao mercado de trabalho e saibam empreender de forma inteligente, para obter um resultado positivo. E com o apoio do Governo do Estado, o trabalho tem seguido em frente.


As inscrições já estão abertas e os interessados em fazer parte das turmas, podem acessar o “Portal do Trabalhador” em: www.portaldotrabalhador.am.gov.br, onde estarão disponíveis mais informações sobre o projeto.

4 visualizações0 comentário